Simpósio sobre a Língua Brasileira de Sinais foi realizado na Unioeste

11/08/2016

 

O grupo de pesquisa PORLIBRAS articulado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, promoveu no último dia 27 o Simpósio denominado “A Língua Brasileira de Sinais (Libras) em perspectiva teórico-linguística: Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo PORLIBRAS”.

 

Na ocasião, foram debatidas questões sobre o reconhecimento do sujeito Surdo, sua história, cultura e suas necessidades educacionais. Foi trabalhado, também, a  Libras como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, que deve ser usada e difundida em território brasileiro, bem como incluída e aceita pelos sistemas educacionais em suas diferentes esferas.

 

Os estudos linguísticos relacionados à Libras ainda são muito recentes, mas com o advento da Lei Nº 10.436/02, em 2002, que reconhece a Libras como língua e como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, este cenário vem, gradativamente, se modificando, ganhando força e visibilidade.

 

A realização deste simpósio se justifica na medida em que abre espaço para debates e reflexões acerca de temas relevantes sobre a língua, não apenas para o Grupo, mas também para professores/pesquisadores, alunos do PPGL e demais interessados nas temáticas apresentadas.

 

Confira no vídeo acima.

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 

 

 


 

Please reload

Realização:
Apoio:
® 2016TV Imago Unioeste - Todos os Direitos Reservados.