Unioeste se destaca na pesquisa e Pós-graduação

05/07/2018

 

Pós-Graduação da Unioeste se destaca com mais de 70 cursos

 

 

Formadora de grandes profissionais, a Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) cresce a cada ano. Atualmente a Instituição conta com mais de 70 cursos de Pós-Graduação, que englobam Mestrados, Doutorados e Residências Médicas. A responsável pelo planejamento, coordenação e acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da Universidade é a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste.

 

A Unioeste teve como primeiro curso o Mestrado em Engenharia Agrícola, o qual iniciou suas atividades no mês de março de 1997. Em 2012 a instituição já contava com 25 cursos, dos quais 21 de mestrado e 4 de doutorado. Em meados de 2012, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), iniciou-se o planejamento para o quadriênio 2012/2015, cuja meta (pensada naquele momento como ambiciosa) era chegar a 30 programas.

 

Por meio do inestimável trabalho do corpo docente e o corpo de agentes universitários da instituição, a meta foi alcançada e a pós-graduação stricto sensu não parou de crescer. Atualmente a Unioeste conta com 32 cursos de mestrado acadêmico, 3 de mestrado em rede, 2 de mestrado profissional e 13 de doutorado. Os cursos de pós-graduação estão em plena expansão na universidade, com crescimento significativo ano a ano, tornando a Unioeste a terceira universidade em número de programas stricto sensu entre as universidades públicas estaduais do Paraná e a sétima entre as universidades estaduais públicas do país. 

 

Um dos cursos mais antigos da Pós-Graduação da Unioeste é o de Letras. “O programa de Pós-graduação em Letras foi criado em 2002, teve sua primeira turma de mestrado com início em 2003 e a primeira de doutorado em 2012. No triênio de 2013 - 2016 o programa obteve nota 5 junto a CAPES e isso foi muito significativo tanto para o programa, como para os docentes de centro e todas as ações de pesquisa desenvolvidas, assim como nos convênios e nos programas de pesquisa em rede, quanto para a pós-graduação na instituição” conta a professora Lourdes Kaminski, ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste.

 

Outro programa de grande destaque na instituição é o de Agronomia. Segundo o professor Neumarcio Villanova “A Pós-Graduação em agronomia oferece pesquisas básicas e aplicadas referentes aos conhecimentos da produção agropecuária, voltado ao aprimoramento dos conceitos, métodos e técnicas da deste tipo de produção. O nosso programa tem como objetivo formar profissionais para o ensino, pesquisa e extensão, além daqueles voltados para a inovação de técnicas e produtos. As pesquisas têm como enfoque solucionar problemas que os produtores e regiões demandam referentes a agropecuária [...] Temos uma gama de alunos que vão desde a região oeste do Paraná, e até mesmo de países do Mercosul, que são vizinhos ao nosso estado. Atualmente nosso programa possui conceito 5 na última avaliação da CAPES”.

Dando suporte as atividades de ensino com qualidade, a Unioeste conta com um corpo docente formado por 116 especialistas, 396 mestres, 716 doutores e 60 pós-doutores, que atendem todos os cursos de Pós-Graduação.

 

Envolvendo praticamente todas as áreas do conhecimento, a Pós-Graduação não só trabalha com a educação de seus acadêmicos, mas também age com um papel social, onde a comunidade acadêmica e a comunidade externa se envolvem buscando um denominador comum.

 

“O mestrado pelas experiências que vivemos permite que façamos diferença em nossa sociedade, podendo assim trazer mudanças significativas para a comunidade que vivemos” afirma Juliano Baldissera egresso mestrado em contabilidade.

 

Além disso, a Unioeste oferece a internacionalização em seus programas de pós-graduação. São vários acadêmicos que saíram realizar seus estudos fora do país, por meio de projetos decorrentes da universidade.

“Participei do doutorado Sanduiche da Unioeste no Programa de Pós-Graduação em Letras nos anos de 2015 a 2016. Foram 10 meses de experiência na universidade de Barcelona, lá eu consegui desenvolver além das disciplinas, um programa de arte e educação voltado para a arte digital, além de fazer parte uma associação acadêmica de brasileiros na Catalunha. Foi uma oportunidade muito gratificante tanto no quesito acadêmico quanto pessoal, e eu indico a todos a participação nessa modalidade de ensino da Unioeste” detalha a egressa do doutorado em Letras Julia Cristina.

 

Com todo esse destaque, a Pós-Graduação da Unioeste busca voos ainda maiores, tendo diversos projetos para os próximos anos.

 

 

 

Please reload

Realização:
Apoio:
® 2016TV Imago Unioeste - Todos os Direitos Reservados.