Há 20 anos, no dia 05 de agosto de 1999, aconteceu a primeira defesa de dissertação de mestrado na Unioeste, orientada pelo professor Marcio Antonio Vilas Boas, que teve como orientada Débora Rosa Rafaelli.

05/08/2019

Segundo o professor Marcio Antonio: "naquela época a Unioeste estava com seu primeiro mestrado na Engenharia Agrícola. Na região ainda era incipiente o conhecimento do que a pós-graduação poderia fazer."

Na época, ele cita também que, como orientador, tendia pesquisar sobre estatística e controle de qualidade, ferramenta usada por ele até os dias de hoje e que lhe rendeu mais de 60 artigos científicos em seu currículo.

A banca foi composta pelos professores Marcio Antonio Vilas Boas, Káthia de Carvalho Cunha e Miguel Angel Uribe, todos do Curso de Mestrado em Engenharia de Sistemas Agroindustriais da Unioeste, e o professor Doutor Eduardo Teixeira da Silva que na época atuava nos cursos de Ciências do Solo, Produção Vegetal, Modelagem Matemática e Monitoramento do Meio ambiente da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, o prof. Eduardo está na direção do Campus de Extensão de Jandaia da UFPR.

Ao ser questionado sobre os cortes financeiros e para bolsas de pesquisa da Unioeste, o prof. Marcio diz que viu nos últimos 20 anos a pós-graduação trazer recursos que não teve fontes tradicionais, que deveriam ser do Estado. Tais recursos alavancaram ainda as estruturas da universidade e permitiram o avanço dos laboratórios.

O prof. Marcio Vilas Boas nos conta também que mais de 25 professores que passaram em concursos do sistema federal foram orientados por ele, sem contar aqueles a quem ajudou; professores da própria instituição, que às vezes por falta de bolsas ou recursos, não podiam se deslocar e obtiveram sua titulação dentro da própria Unioeste.

 

 

Please reload

Realização:
Apoio:
® 2016TV Imago Unioeste - Todos os Direitos Reservados.